quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

E aí, quais são as tendências?

Alexandre Herchcovitch SPFW Inverno 2012



Ontem terminou o evento de moda mais importante do Brasil: o São Paulo Fashion Week e com ele também encerram os desfiles de moda para o Inverno 2012 que também passaram por Minas e Rio de Janeiro. Nesse momento as fashionistas de plantão estão querendo saber o que bombou, quais foram as novidades, as "tendências" lançadas pelos estilistas. O que pude perceber é que olhando de maneira geral não houve grandes novidades de tudo o que a gente tem visto. O que é confirmado por Glórinha Kalil (olha a intimidade...rs) que fez um balanço sobre tudo o que viu e  segundo ela "não houve nada de novo no quesito modelagem" a novidade fica por conta do uso de tecidos dos mais variados (rendas, cetim, couro, veludo) muito metalizado (Sabe o desfile da Gucci? Fez escola!) tudo isso junto e misturado criando um mix de texturas. 

E mais, acredito que a grande tendência seja essa afinal de contas a moda está cada vez mais globalizada e democrática, até um tempo atrás os estilistas eram os grandes criadores, hoje não. A Chiara aparece hoje lá no seu blog vestindo uma calça  verde bandeira, usando pulseiras de crochê coloridas e amanhã as marcas já correm pra produzir. Yves Saint Laurent já afirmava que era diretamente inspirado pelo que via nas ruas de Londres nos anos 60. Portanto, os desfiles são um apanhado de ideias, o que vai ser exibido pelos estilistas nas semanas de moda e depois nas revistas é a comercialização que tudo o que foi observado nas ruas.

Ou seja, isso prova que a democratização da moda tá aí, tem comprimentos, modelagens, tipos de tecidos, padronagem de cores para todos os gostos e está tudo na moda, isso é ótimo porque assim podemos usar o que já temos no nosso guarda roupa, fazer mix de tecidos, misturar retrô com moderno, criar novas combinações,  abusar dos acessórios que são uma ajuda poderosa pra compor um look e sair por aí linda, na moda e feliz... E o nosso bolso e o planeta agradecem! Por outro lado, é claro que é legal acompanhar as novidades (seja pelos desfiles de moda, revistas ou pelos blogs de street style que são meus preferidos nesse quesito) para atualizar o look de vez em quando, mas, apostando no seu estilo e adequando essas novidades ao seu biotipo e a sua personalidade, sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário