"A palavra Moda vem do latim modus que significa 'costume' ou 'maneira'. Se o ato de se vestir é muito mais antigo do que a moda, hoje é impossível separar uma coisa da outra."
A moda mudou a relação da humanidade com as roupas. É interessante saber como tudo isso começou, toda essa história de tendências e de
copiar se inspirar no que o outro está vestindo, e o legal é isso, a moda surge de uma admiração, da vontade de ser igual. A moda também, como paradoxo, nos permite sermos diferentes, autênticos, nos destacar na multidão, mas isso está mais para estilo próprio e é outra conversa.
Pesquisando um pouquinho sobre onde e como tudo começou descobri que os primeiros passos para da moda vem desde a criação da primeira agulha há 20 mil anos, passando pela descoberta da tecelagem, onde as roupas eram feitas apenas com intenção de proteger do frio.
Passou-se o tempo e vestir-se com luxo e variedade tornou-se hábito e exclusividade da nobreza.Lá pelo final da Idade Média surgem os burgueses que não eram nobres mas eram ricos e não queriam se igualar a massa proletariada, então se espelhavam na nobreza para se vestir
copiando se inspirando em suas roupas. A Revolução Industrial também ajudou bastante nesse processo pois com a produção em massa a pessoas passaram a poder escolher o que queriam vestir.
Os nobres não gostando nada da história de serem imitados, exigiam cada vez mais roupas diferentes para seus alfaiates e costureiras, para continuarem se destacando.Por isso que nessa época as roupas eram tão rebuscadas e um símbolo dessa época foi a rainha Maria Antonieta.
Enquanto isso, do lado de fora do castelo os burgueses continuavam o "by inspired" e esse jogo de criação e imitação é o mecanismo que até hoje move a moda.
Fonte:
Guia do estudante